27 de agosto de 2016

Férias vs. Trabalho vs. És feliz?

Dezenas ou talvez centenas de pessoas aqui na Praia, uns turistas outros não, uns que já estão cá à tempo outros que hoje é o primeiro dia. Muito diferentes, porém há uma coisa comum a todos, todos estão aqui para aproveitar as férias, para gastar o dinheiro que foi amealhado durante as longas horas de trabalho.



Será bem gasto? Será que vão poupar algum? Será que compararam preços, qualidades e defeitos, da casa até à toalha de banho? Será que se lembraram que os 150€ que deram por uma única refeição no restaurante que todos falam veio do trabalho de uma semana inteira (admitindo que ganham 600€ por mês)?
Fizeram essas contas?

Provavelmente não, provavelmente pensam que estou a pensar demais, talvez tenham razão, talvez quando for adulta como vós, haja tal como vós, talvez, só o tempo o dirá.
Porém hoje neste exato momento em que estamos todos aqui a conversar e a pensar neste assunto juntos, será que estamos a gastar bem o nosso tempo? Porque é disso mesmo que se trata, tempo gasto a trabalhar versus tempo gasto em férias. Ao primeiro fazemos cara feia e ansiamos o fim do dia, ao segundo abrimos o coração e ansiamos que seja memorando pelo resto dos seguintes 11 meses de trabalho. Porque é disto que se trata, 11 meses a trabalhar no duro para desfrutar de um único! Será justo?
(Isto tudo se tiverem num trabalho com direito a férias e subsídio de férias, o que infelizmente nem sempre acontece... pardais ao ninho, já todos sabem a realidade)


O que é o dinheiro? Tempo!
Ja pensaram? Tempo de vida...


Vive-se um ano, vá 11 meses, à espera das férias, um único mês; vivesse uma vida inteira a trabalhar, à espera da reforma, cada vez mais longínqua, cada vez menor...
É esse o objetivo da vida? Viver à espera de um amanhã melhor? Gastar o dinheiro, melhor, as horas de vida, em um milissegundo que apenas durará naquela fotografia?

Se é esse o objetivo de se ser adulto então eu prefiro não crescer. Prefiro ter a minha mesada de limpar a casa, que me dá aquela goma por dia, assim pelo menos o tempo de espera é sempre só e apenas um dia, é quanto ao trabalho de limpar a casa pode ser feito na maior alegria e descontração de quem ouve música e tagarela letras ao calhas.
Pensando melhor, eu nem nunca fico à espera para ser feliz, eu sou sempre que quero, por isso sou em todos os minutos.

Qual é o objetivo da vida?
Da vida no geral, de todos?
Ser feliz!?

Então para quê esperar, nós temos tanto com que o ser, seja a música do MP3, a voz da locutora da rádio, a novela, a natureza, o ler, o escrever, um telefonema, o conviver... vivemos tão absolutamente absorvidos no trabalho, no stress, no cansaço, que nos esquecemos que bastava uma simples ação, para nos esquecermos de tudo isso.

Por isso, eu vou gritar ao 4 cantos do esférico planeta Terra:
EU SOU FELIZ!
EU SOU FELIZ!
EU SOU FELIZ!
EU SOU FELIZ!

Perceberam? Isto é o que eu decidi ser o meu objetivo de vida, isto é pelo que eu luto a cada milissegundo do dia, e é a pergunta que eu faço todos os dias antes de dormir (e que hoje tenho o prazer de vos fazer em direto para todo o Mundo!)

És FELIZ?
Fizeste tudo o que pudeste hoje para ser FELIZ?


Se a resposta for não, alguma coisa estas a fazer mal, vai ter de mudar e espero que amanhã a resposta seja diferente!
Estou aqui a interceder por vocês, lutem, a vida é demasiado curta e maravilhosa para não se ser feliz.
E... amanhã é um novo dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário