20 de julho de 2016

Sou Portuguesa para a Vida e para a Morte!



"Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar!
Contra os canhões
marchar, marchar!"



Sim, sou Portuguesa e não consigo esconder o orgulho que sinto por tal.
Não o escondo quando batalha após batalha ganhamos, conquistas e mais conquistas, conquistamos metade do mundo ou mais ainda, descobrimos países, descobrimos culturas, partilhamos a nossa e todos os nossos sonhos, quisemos que fizessem parte deles e nós dos deles. Ensinamos a nossa língua, a mais bonita do mundo (sou suspeita...) é a 5ª língua mais falada no mundo.
Somos emotivos, lutadores e conquistadores, somos o povo que nem sempre dá tudo o que tem, a quem dá tudo por ele, mas quando os tambores se erguem, o hino toca, e a bandeira voa, nesse momento estejamos nós onde estivermos, sabemos, tudo aquilo é para nós, aquilo é nosso, é uma parte de nós e nós fazemos parte daquilo!

Somos tão pequenos que facilmente seriamos esquecidos, mas em vez disso reerguemos-nos a cada derrota, lutamos e perdemos, voltamos a lutar na esperança de um dia vencer. Se esse dia estará para breve ou nunca existirá, nós não o sabemos, mas lutamos, lutamos com todas as nossas forças por um Portugal melhor.

Se numa palavra me pedissem para descrever Portugal, diria "ESPERANÇA"
Se numa palavra me pedissem para me descrever a mim própria, diria "SONHADORA"

Por isso, que sejamos todos assim... esperançosos em todos os sonhos que temos, para que poucos nos escapem, para que um dia não sejamos nós a orgulharmo-nos de Portugal, mas Portugal a orgulhar-se de nós.
Quando falo de Portugal, não me refiro só ao Povo, mas também a esta Terra: aos seus costumes e tradições; ao convívio; ao sabor dos pastos verdejantes; o calor dos incêndios no verão; o cheiro a terra molhada; o sabor salgado do mar (onde contamos às crianças que mergulhamos o bacalhau); do cheiro das sardinhas nas ruas; do sol, que embora nasça para todos, neste cantinho do mundo brilha com mais intensidade; da chuva e do vento; dos animais e das plantas. Quando me refiro a Portugal refiro-me a tudo o que ele foi, é ou será, a tudo o que nestes meros 92.212 km² existe, e além deles também, porque infelizmente os tempos são de crise (quer dizer, nunca percebi se houveram outros sem o ser), os emigrantes são cada vez mais, os imigrantes também, infelizmente ou felizmente, não sei, cabe a cada um decidir, para mim só preferia que essas escolhas tivessem outros motivos para além da crise... Não desviando do assunto, Portugal é tudo e todos em que nele queiram pertencer e se sintam nele.
O Povo, se é importante? Obviamente que sim, é graças a ele que outros conhecem estas terras, é graças a ele que evoluímos, por vezes teimoso e antiquado (eu admito), mas é ele quem faz os avanços na medicina, na ciência, na educação, na politica, na vida de quem cá vive e na vida de quem já adotou este país como segunda casa.
Obrigada a todos, Portugueses de Portugal, Portugueses do mundo e Portugueses de coração!
Obrigada aos que leram e continuam a acompanhar o meu cantinho de desabafo.

Como em bom português se diz: "Somos poucos, mas bons!"

Obviamente, esta imaginação toda para o post não surgiu do nada, por isso deixo-vos um pedaço do meu País e possivelmente também do vosso:
15 Razões para visitar Portugal
Conhecer Lisboa (um dos muitos recantos magníficos do País)


Sem comentários:

Enviar um comentário