15 de junho de 2016

Profissionais de saúde vs. "Você já me está a dar trabalho demais"

Num hospital, um enfermeiro diz para um utente "Você já me está a dar trabalho demais".

Não me importa se era hospital público ou privado, se era enfermeiro ou enfermeira, se o utente estava mal disposto ou contente, nem sequer me importa a classe profissional que aqui é descrita, a enfermagem.

O que importa são todos os casos que acontecem diariamente e mancham toda a comunidade de profissionais de saúde.

Quer sejam expostos pelos media, pelo nosso vizinho do lado ou o da frente, ou pela nossa querida mãe que como sabemos, sabe sempre tudo. É sabido que por um, pagão os outros, e bons profissionais podem ser intitulados como maus, por causa da fama de seus colegas. Isso importa-me, assim como (e sobretudo) o desrespeito pelos outros, mas que humanidade é esta?

Sei que pode ser cliché estarmos a falar de um assunto tão badalado, mas não pode ser cliché o desrespeito pelo ser humano, eu não sou mais do que tu, por estar a escrever, nem tu és mais do que eu por seres médico, advogado ou político.

Reforço mais uma vez a minha opinião, todos com o trabalho que escolhem são importantes para manter a sociedade equilibrada, desde o Banqueiro ao Polícia, passando pelo Homem do Lixo, a Professora, o Enfermeiro ou o Mecânico, Todos! (letra grande e a negrito para vê se entra nessas cabeças ocas, que só tem um espaço para a placa "Vende-se")
Quem não perceber isso, então eu aconselho a fazer uma reflexão sobre como seria a sua vida sem eles... sim, isto é para ti, que estas aí a dizer que o Homem do Lixo, não é importante. Diz-me que farias da tua vida sem este profissional? Acho a conclusão óbvia, mas se ainda não a entendeste então convido-te a dizeres-me isso aqui nos comentários, estou aberta a todas as opiniões, como sempre.


(Voltando ao tema de abertura deste post)


Uma pessoa que está no hospital, é de calcular que esteja doente e provavelmente mal disposta e carrancuda, certo?

E daí?
O que fazer?
Trata-la mal, só porque sim?
Só porque nós não estamos num dia bom?
Sim, definitivamente isso seria o mais fácil, mas seria o mais justo, o mais humano?

Penso que não... Para mim tenho várias regras quando se trata de trabalho e uma delas que se adequa a este caso e principalmente a todos as classes de trabalho: quando se entra a porta do local para dentro quem éramos enquanto pessoas e vida pessoal ficam do lado de fora. Eu sei, é muito utópica, nem sempre possível, nem sempre realista, nem sempre possível, mas não valerá a pena tentar?

Eu tento todos os dias, mas sobretudo quando estou com os meus utentes, eles não tem a culpa dos erros da minha vida! Além disso eu tenho uma missão, ajuda-los, convém não fazer o oposto.


Lei dos profissionais de saúde:
"Primorio no priorar"


Honrem a vossa profissão e sobretudo vos mesmos que a escolheram!
Queremos um mundo melhor? Então lutemos juntos por ele!
Eu estou dentro! Mais alguém?

Sem comentários:

Enviar um comentário