26 de junho de 2016

É com o maior orgulho que digo que sou a favor das praxes!



Experiência enquanto bicho e caloira:



É com o maior orgulho que fui praxada, é com o maior orgulho que estive lá todos aqueles dias, é com o maior orgulho que digo que marcaram a minha vida, é com o maior orgulho que os conheci e ainda mais me orgulho do que sinto por fazerem parte da minha vida.

À coisas que precisam de ser ditas, porque se se podem dizer todas as coisas más das praxes, então também não nos podemos esquecer de enaltecer as boas, as excelentes!

No primeiro dia, estava com tanto medo do que me podiam fazer que mal conseguia dormir, passou o primeiro dia e pensei "Bem, hoje não foi mal, mas pode vir a ser...", passou o segundo e "... tudo ainda pode acontecer", e ao fim da primeira semana só vos posso dizer que já tinha percebido que aquela seria para sempre memorada como uma das melhores semanas da minha vida... ainda o penso hoje, com a única alteração de houveram mais alguns dias que serão para sempre parte de mim, e garanto-vos que parte da maioria daqueles caloiros!


Obviamente que só posso falar das praxes em que estive inserida e nada poderei, nem quero, dizer sobre outras, mas as minhas praxes foram uma das melhores coisas que já me aconteceram.

Eu bem sei que podemos conhecer os outros doutores e os outros caloiros mesmo sendo anti-praxe, eu bem sei que é possível e à quem o prefira. Porém, garanto-vos que no meu caso, em especifico, se por medo o tivesse feito, seria o maior erro da minha vida!

Lembrem-se nunca nada é perfeito na vida! Por isso não se fiem só nas noticias trágicas das praxes, não se fiem só no que pessoas anti-praxes (que nunca o tentaram), confiem em quem passou pela experiência, que no meu caso não foi apenas boa, foi fantástica.


Se houveram coisas menos boas?

Sim, claro que sim, mas não haverá sempre? O importante é que hoje, já nem nessas consigo pensar, porque o saldo final foi tão positivo que tende para mais infinito!




Experiência enquanto Doutora:


O que é isto? Tantas coisas para organizar! Os jogos, os locais, os transportes, as compras, o dinheiro... Pânico no início, felicidade no final!

Nunca pensei que fosse tão difícil ser Doutor mas, no fundo, adorei, adorei ver-vos chegar com medo, ver-vos crescer, desafiar-nos e outras vezes temer-nos. Não imaginam o quando eu rir das vossas figuras, das vossas respostas, ou caras, enquanto vocês mantinham os olhos no chão e, mal tinham a coragem de os levantar, eu voltava a gritar "Olhos no chão, caloiro!". Não me podiam ver a sorrir sequer, isso perderia toda a piada das praxes!

Foi com orgulho que vos praxei, nem sempre foi fácil, sabem, às vezes nem mesmo nós estamos de acordo uns com os outros, temos opiniões diferentes, tipos de praxe diferentes e queríamos tanto que vocês gostassem que muitas vezes discutimos, chatevamosnos, mas no final, acho que até não correu mal de todo, pelo menos foi o que vocês me disseram no outro dia.
Se vocês gostaram, então eu não poderia ter gostado mais acreditem! Foi fantástico ser vossa Doutora!
Quando for a vossa vez de praxar, acreditem no que vos digo é duro, é duro aceitar opiniões de outras pessoas, é duro que os caloiros não vos respeitem e vocês fiquem sem saber o que mais fazer, é duro calçar aqueles sapatos, que realmente devem ter sido feitos à vários séculos atrás, época em que nem a moda era o forte, nem o conforto... No entanto, no final do ano, quando os vossos caloiros disserem que gostaram, ou adoraram, quando vos derem presentes só porque sim, só porque gostam de vocês, nessa altura acreditem todo o esforço foi recompensado e só vão ter pena de não poder voltar àquela primeira semana.

Agora, atenção, não se esqueçam as amizades que se criam podem ser para a vida inteira, ou apenas para o ano de praxes, tudo depende do adubo que lhes vão dando ao longo dos tempos.


Dependendo do código de praxe de cada Faculdade pode haver outras ordens para a colocação dos emblemas, esta é a geral.



Futuros alunos de 1º Ano de Faculdade:

Sejam felizes, com ou sem praxe, procurem conhecer-se uns aos outros, fazer amizades duradouras, amizades verdadeiras, que durem mais do que um ano.
Procurem o divertimento, a partilha, as experiências novas, os estudos, as conquistas... a felicidade!


Por isso, quando Setembro chegar, vão! Enfrentem os vossos medos e sigam com a vossa vida, procurem o futuro brilhante que esta reservado para todos vocês, para todos nós!

A vida académica é desgastante, mas acreditem é maravilhosa!

Obviamente, que isto não é um apelo à utilização de drogas ou qualquer outra coisa prejudicial à saúde,
é apenas e só uma metáfora!


Caso sofram algum tipo de violência, ou sejam forçados a fazer alguma coisa lembrem-se, isso não é praxe, é desrespeito à vossa integridade, por isso comuniquem às autoridades competentes através do email: PRAXESABUSIVAS@MEC.GOV.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário